10.1.10

O Rio de Janeiro continua lindo.... MT nas Escolas Públicas

MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL CHEGA ÀS ESCOLAS ESTADUAIS

A Secretaria de Estado de Educação e a Fundação David Lynch assinaram uma parceria inédita para oferecer aos alunos da rede estadual de ensino a oportunidade de participarem do projeto de Educação Baseada na Consciência, do qual a Meditação Transcendental é parte importante nas escolas. A partir do final de outubro, alunos do Colégio Estadual José Leite Lopes, o Nave, e do CIEP Hélio Pellegrino farão parte do projeto piloto. O objetivo é introduzir a prática até 2010 em todas as unidades da rede. O lançamento oficial do projeto, com a presença de artistas, acontecerá nesta quinta-feira, dia 29 de outubro, às 14h, no Nave (Rua Uruguai, 204 - Tijuca).

A ideia surgiu em 2008, quando a Secretária Tereza Porto conheceu o cineasta norte-americano David Lynch no debate "Educação Consciente Contra a Violência". O tema da palestra resume bem como o trabalho da Fundação vem sendo realizado com sucesso em mais de 100 escolas nos Estados Unidos e na Europa (em processo de implementação) e em mais de 150 escolas na América Latina. O principal objetivo da Meditação Transcendental é aumentar a concentração dos alunos e melhorar o nível de aprendizagem.

Estudos apresentados pela Fundação David Lynch mostram que a meditação aumenta o equilíbrio dos praticantes que conseguem multiplicar esse benefício reduzindo as taxas de estresse e de violência no meio onde vivem. Escolas onde durante anos tem-se usado este procedimento apresentam altos índices de sucesso tendo conquistado prêmios em competições escolares nacionais e internacionais. Graças a esse desempenho, essas escolas estão entre as melhores do mundo em competições de resolução criativa de problemas.

Como este é um projeto inédito na rede de ensino do Rio de Janeiro, a Secretaria de Educação, por meio da Superintendência de Acompanhamento e Avaliação, se preocupou em envolver, inicialmente, diretores e professores dessas escolas para que eles entendessem a proposta da Meditação entre os alunos. Afinal, será uma prática voluntária, e os menores de idade (é necessário ter, no mínimo, 10 anos) vão precisar da autorização dos pais ou responsáveis para confirmar a participação.

Em dezembro, haverá uma avaliação final da aplicação das técnicas nas escolas e o projeto terá continuidade no ano seguinte, chegando às demais unidades que demonstrarem interesse em participar dessa experiência.

Como o projeto funciona na prática?

Nos últimos dois meses, 31 professores do NAVE e do CIEP Hélio Pellegrino participaram do processo de treinamento. Foram realizados o curso de treinamento de professores de 15 horas/aula e o aprofundamento na pesquisa sobre desenvolvimento do funcionamento cerebral. Depois, a equipe promoveu encontros e palestras com os pais, responsáveis e alunos para mostrar os mecanismos e benefícios da Meditação Transcendental.

Após esta etapa, a Meditação já pode ser inserida na rotina das escolas. Diariamente, o monitor (que será um professor ou aluno capacitado) vai oferecer 15 minutos de prática de manhã e o mesmo período à tarde, em horário a ser definido pela diretora de cada unidade. Futuramente, os alunos que voluntariamente tenham interesse também podem se tornar monitores.

A prática vai acontecer dentro das salas de aula, com os estudantes sentados em suas respectivas carteiras, em repouso, no chamado "tempo de silêncio". Será um exercício de autoconhecimento.
É importante ressaltar que os resultados não virão nas primeiras 24 horas, nem mesmo na primeira semana. A mesma coisa acontece, por exemplo, com os exercícios físicos. Um dia de academia não torna o praticante saudável, mas quem acredita nos benefícios futuros tem determinação e persiste com a prática.

É preciso incentivar o aluno para que, progressivamente, comece a ter o prazer de conviver consigo mesmo. A partir do autoconhecimento, ele pode se aceitar melhor para produzir resultados significativos e mais gratificantes no futuro. Assim, a pesquisa científica tem comprovado que a prática regular da técnica de Meditação Transcendental proporciona ao aluno o desenvolvimento da inteligência e criatividade, além da serenidade necessária para tirar melhores notas e diminuir os níveis de estresse, depressão e ansiedade.

A cerimônia

A cerimônia acontece uma única vez, antes de instruir as pessoas na técnica. O professor de Meditação Transcendental realiza uma pequena cerimônia com duração de cerca de 10 minutos.

A antiguidade do conhecimento védico remonta há mais de cinco mil anos e as recitações védicas, das quais a pequena cerimônia faz parte, foram declaradas patrimônio cultural da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A Secretaria de Estado de Educação sempre respeitou todas as raças, culturas e crenças, por isso é importante ressaltar que a pratica da técnica da Meditação Transcendental não tem nenhuma conotação religiosa, tanto que as escolas e universidades envolvidas no projeto possuem diferentes crenças. Por tratar-se de uma técnica originária da Índia e como os indianos são muito apegados às suas tradições, este ritual foi conservado ao longo da história. A SEEDUC respeita todas as raças, culturas e crenças.

A pesquisa cientifica sobre a Meditação Transcendental (MT) realizada em mais de 250 universidades e institutos de pesquisa ao redor do mundo durante os últimos 30 anos, publicada em mais de 100 revistas cientificas de prestígio internacional, avalia a sua eficácia em termos de resultados positivos para os alunos do Estado do Rio de Janeiro. Destaca-se, neste contexto, o financiamento da pesquisa sobre a Meditação Transcendental por parte dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos num montante superior a US$ 21 milhões nos últimos 15 anos, para estudo sobre os seus benefícios.

Saiba mais!

Assista agora a alguns vídeos com depoimentos, entrevistas e eventos que falam sobre a Meditação Transcendental. Alguns links se referem a uma conferência sobre Meditação com os Beatles, David Lynch, Russel Simons (um dos dois criadores do Hip Hop), Mike Love (dos Beach Boys) e outros artistas.

Sem comentários: